domingo, 23 de setembro de 2012

Sexta-feira

Desde sexta-feira estou sem baterias na câmera. isso porque me esqueci de mudar a voltagem de 110w para 220w... Até posso "ler" os pensamentos de vcs... (rs...)

Mas o fato é que fiquei sem "munição" e para não interromper as postagens recorri ao Google para mostrar algumas coisas.

Então vamos por partes...



Sexta-feira peguei uma fila enorme no Palácio dos Grilos, onde funciona a Secretaria Geral da Universidade. 

No dia anterior havia chegado lá as 9:30h e já não haviam mais senhas. Então, acordei mais cedo e cheguei lá entorno das 7:20h, minha senha era de número 57 e só fui atendida por volta das 11h. Saí de lá umas 11:30h, parei numa cantina para almoçar e corri pra aula.




O almoço, pra variar, não foi lá essas coisas... paguei um pouco a mais que na faculdade por um prato do dia que era frango de forno com arroz e batatas... Bem, o frango parecia de panela e o arroz duro, como dizia minha mãe: "arroz de passarinho" rs. 

Moral da história, só me restaram as batatas...Especialidade daqui, ao que me parece.





Minhas aulas às sextas serão no Colégio São Jerónimo, onde funciona o Departamento de Geografia e também de Relações Internacionais.



O Colégio é muito bonito e tirei algumas fotos, porém vou postá-las assim que conseguir carregar as baterias da máquina. 

























Fica em frente ao Monumento a D. Dinís na Rua Larga, que começa em frente ao pátio da Universidade e é ladeada pelo antigo prédio da Faculdade de Medicina (a esquerda de quem vai para o Colégio) e o prédio da Faculdade Tecnologia (a direita) e termina na Rua dos Estudos.

(ver mapa abaixo)













Na sexta a noite fui à Baixa com D. Anita encontrar com Danielle, a quem só conhecia via Skype e devo muito pela ajuda antes de vir pra cá, já que foi ela quem me indicou a casa de D. Anita.

Jantamos por lá em um restaurante que faz tudo na brasa, comida muito boa e barata. O diferente foi que tudo o que está na mesa como aperitivo e entrada é cobrado à parte e vc só paga o que consumir... no Brasil, parece que não cobra, mas acredito que está incluído no preço, independente se comer ou não.


Há algumas coisas sobre a organização da cidade que ainda não compreendi, porque não é como no Brasil organizado em bairros e zonas. Aqui tem  Freguesia, Distrito, Conselho entre outras nomenclaturas.

De qualquer modo, eis um mapa e uma foto que dá pra ver como é o traçado urbano por aqui.




O Pólo 1 (em rosa), assinalado no mapa, é onde estudo e bem atrás do prédio da Faculdade de Letras está a rua em que moro.


A rua que sai do pátio da U.C. e segue em direção ao Largo D. Dinís é a que chega ao Colégio Jerónimo, defronte ao Largo.

Toda a porção em azul que está atrás do Palácio dos Grilos e da Sé Velha em direção ao Rio Mondego, são as ladeiras que levam à baixa. Descato aqui, o Largo da Portagem.



Há uma semana estou circulando apenas por esta porção da cidade de Coimbra. Falta muito ainda para conhecer...
Coloquei esta foto do Google para se ter uma visão mais detalhada do que está assinalado no mapa e para ver como se deu a ocupação desta montanha a forma como a cidade se espalhou em direção ao rio e ao interior, no caso, para a porção mais alta do relevo.

Amanhã espero colocar em dia este diário com as fotos que estão na câmera.


Só para terminar, informo aos amigos do Brasil que o outono chegou mesmo aqui, ao que parece... 

Hoje choveu e esfriou, estamos com 17°c, mas um vento bem gelado faz parecer menos... 

A previsão do tempo para esta semana é que a mínima chegue a 8°c na quinta-feira e a máxima a 20°c, com chuva todos os dias. 

Só na sexta-feira há previsão de sol, mas as temperaturas permanecerão entre 20°c e 8°c.

Um comentário: